segunda-feira, 2 de março de 2009

O que é arte? O que é Literatura?

Como primeiro trabalho a ser publicado no blog, quero a resposta simples de duas perguntas. O que é arte? O que é literatura? Os alunos devem responder através de pesquisas (internet, livros, revistas, jornais, etc.), músicas, artes, opiniões próprias, enfim, qualquer meio que sanem essas indagações. Não esqueçam que é importantíssimo a argumentação individual para uma boa análise de minha parte para as respostas dadas. Bom trabalho!

Prof. Alexandre Flores

32 comentários:

  1. literatura é uma manifestação artística.difere-se das demais pela maneira como se expressa ,sua matéria-prima é a palavra ,a linguagem! o que é arte?
    arte tambem chamada de função de arte.exemplos:
    decorar o mundo,descrever a história,interpretar objetos,entre outros...!
    a arte é baseada em elementos reais.a arte serve tambem como uma criação humana que espressa as emoções,seus sentimentose a sua cultura!formas das artes:
    >plástica
    >música
    >escultura
    >cinema
    >teatro
    >dança
    >arquitetura
    ....é assim que interpretamos a arte e a literatura!!!!!!!!!!!!
    Alessane Viana Segala

    ResponderExcluir
  2. O que é arte?

    arte é uma criação humana com valores estéticos que relatam as emoções, seus sentimentos, cultura e história. é apresentada de várias formas, como a musica, o cinema, o teatro e a dança. a arte é criada como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensar, para divulgar suas crenças, para estimular e distrair a si mesmo. atualmente a arte é dividida em clássica e moderna, qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixa com sua percepção de arte.

    O que é Literatura?

    a literatura é uma manifestação artística e difere das demais pela maneira como se expressa. sua materia prima é a palavra, a linguagem. é um instrumento de comunicação, pois transmite os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

    Dayanne Farion Marche

    ResponderExcluir
  3. arte- é uma manifestação artística

    literatura- é o fruto da imaginação de um escritor!

    Alexandre Prado

    ResponderExcluir
  4. Arte:
    Através da arte podemos manifestar o pensamento humano, sendo com musica, dança, esculturas, pinturas etc... A arte também não tem compromisso com a realidade. Ela é a expressao do belo.Em Latim, Arte significa técnica e/ou habilidade.

    Literatura:
    É uma arte que se manifesta através da linguagem e é marcada pelo substantivismo.
    Ela nos faz sonhar, provaca reflexões, diverte, ajuda a contruir nossa identidade, ensina a viver, denuncia a realidade etc...Em latim, literatura significa um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética.

    Mariana Munari

    ResponderExcluir
  5. A literatura:é uma manifestação artística. E difere das demais pela maneira como se expressa, sua matéria-prima é a palavra, a linguagem. O texto literário se caracteriza pelo predomínio da função poética.

    A arte:é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

    Nome:natália

    ResponderExcluir
  6. Literatura: a literatura expressa o mundo, a sociedade, a realidade, o que estamos vivendo e vendo. Cada artista passa o que vê de sua forma, com seu jeito de interpretar. As palavras podem passar novas possibilidades de perceber a realidade. O artista sente, escolhe e manipula as palavras,vai além do que elas significam objetivamente, procurando aproximar do imaginário. "A literatura é uma manifestação artística". A literatura nos faz sonhar, ela provoca nossa reflexão.

    Arte:é um jeito que temos de mostrar o que sentimos, o que estamos vendo, ou qualquer outro sentimento, outra emoção. Pode ser dançando, pintando, escrevendo, atuando, de várias maneiras.A arte pode ser percebida, por forma de visualização, ou ouvida, ou audivisuais.

    Jaiana Brunhauser

    ResponderExcluir
  7. Arte:a arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

    Literatura:conjunto das composições de uma língua, com preocupação estética, o conhecimento das belas-letras; o conjunto de trabalhos literários de um país ou de uma época; os homens de letras; a vida literária; bibliografia.Literatura pode ser definida como a arte de compor ou estudar escritos artísticos.

    Roberta Mezech

    ResponderExcluir
  8. O que é arte?

    Arte, em latim, significa técnica ou habilidade. É uma atividade humana que busca através da criatividade e de emoções, fazer com que o público entenda o que o autor quer passar.
    A arte acontece desde o inicio do homem, sempre com as características da época presentes.

    O que é literatura?

    Literatura é uma das várias formas de arte, que assim como as outras busca tocar o público de várias maneiras. Difere-se das demais por basear-se no estudo e composição de textos artísticos. Na arte de escrever artisticamente.
    O texto passa a ser literário quando consegue passar emoções ou um valor estético ao leitor.

    Lucca Dal Forno Bloedow

    ResponderExcluir
  9. O que é Arte?
    A unidade da arte reside no fato de que,nao importa se com palavras,sons,cores ou massas,o artista cria,o que importa é que como a poesia,teatro e etc,a arte cria imagens que exprimem um modo de sentir,o qual,por sua vez,se traduz numa forma correspondente, a obra de arte.

    O que é Literatura?
    Literatura é uma manifestação artística,é uma arte que se manifesta através da linguagem.
    A literatura é a expressão da sociedade,como a palavra é a expressão do homem.

    Paula de Paula Deves

    ResponderExcluir
  10. O que é arte?

    Arte é aquilo que o ser humano cria como uma forma de expressar seus sentimentos, suas emoções. Pintura, graffiti, teatro, música, dança, fotografia, desenho, origami, são alguns exeplos de artes.

    O que é literatura?

    Não deixa de ser uma forma de arte, mas com a expressão de sentimentos ou emoções pelas palavras, distribuidas de forma organizada de tal maneira, que produzem um efeito a mais na leitura. A literatura procura aproximar o leitor de um mundo imaginário. Ela não vai direto ao seu objetivo final, ela alcança seu objetivo final de forma subjetiva.

    Aluno: Matheus Pasa

    ResponderExcluir
  11. O que é arte?
    A arte é uma forma de expressar que são representados por desenhos, pintura , dança musica, etc...
    Na arte podese relatar expressões do artista, como um desabafo, ou sentimentos "escondidos", também demonstra uma idéia do ponto de vista de quem vê, sente ou ouve, na arte tudo pode ser demostrado, ela é universal e todos nós podemos nos expressar , podendo assim ocupar um lugar na sociedade, colocando nosso ponto de vista por meio da arte.

    O que é literatura?
    Literatura é uma arte verbal, isto é, seu meio de expressão é a palavra. Mas o uso da palavra não é privilégio do escritor, pois ela serve como uma forma de expressão para todas as pessoas.
    Nela podemos relatar idéias "imaginárias" de uso costumeiro , mas ou contrário, fazem o leitor pensar e refletir (conotação) , ou de forma direta, com idéias de sentindo bem determinado (denotação).
    Concluindo , a literatura também é uma forma das pessoas imporem suas idéias por meio da linguagem literária.

    Júlia berger

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O que é arte?

    Arte (em latin, habilidade ou técnica) geralmente é entendida como uma atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e idéias.
    A arte pode ser visualizada, ouvida ou mista (audiovisual).
    Apresenta-se sob variadas formas como a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura, a LITERATURA etc.


    O que é literatura?
    Literatura é uma fonte de arte, assim como a música, a dança, a escultura e a arquitetura. Ela se diferencia destes porque nos permite ter contato com as experiências do ser humano ao longo do tempo sem que seja necessário vivê-las novamente.


    Lucas Altamor Delgado

    ResponderExcluir
  14. Oque é arte?

    Arte é uma criação do homem voltada a estética (paz,alegria,revolta,harmonia etc...)por meio da arte expressamos os nossos sentimentos, passamos conhecimentos para que outras pessoas admirem e se inspirem seguindo a obra do artista.O homem necessita da arte no mundo.
    Exemplos de arte:música,cinema,dança,escultura etc..

    Oque é literatura?

    A literatura é a arte das palavras,suas obras são fruto da imaginação(mesmo baseado na realidade).Da literatura que surge as obras literarias.A literatura é uma das maiores formas de expressão do homem.

    Leonardo de Souza Machado

    ResponderExcluir
  15. O que é a arte?

    A arte é uma das maneiras de expressão que o homem criou.A arte expressa os sentimentos;expressa momentos na sua vida em que ja passou,passa ou quer passar.Através da arte pode-se divulgar crenças, demonstrar o que se pensa e também a arte é criada como meio de vida.

    O que é literatura?

    A literatura é uma manifestação artística que o homem se expressa através das palavras.Através das palavras o artista sonha, transcreve sua realidade,recria essa realidade ou até mesmo a manipula.A obra literária faz as pessoas refletirem sobre sua vida,sobre seus atos, suas conquistas,seus erros, sobre o que quer para seu futuro.

    Gabriel Marin da Rosa

    ResponderExcluir
  16. O que é arte?

    Quando falamos em ARTE muitas pessoas levam somente para o lado da pintura,e se esquecem muitas das vezes que arte não tem apenas um significado.
    A maioria das coisas que fazemos em nosso cotidiano podem ser chamadas de arte.Neste meio estão envolvidos cinema,teatro,arquitetura,dança,dentre outros,os quais podem estar passando a própria mensagem do natural,do que acontece em nossa volta e muitas vezes não vemos,ou fingimos que não vemos.
    A arte é a exploradora de nossos pensamentos,pois cada um a interpreta dependendo de como está naquele momento.
    Quem faz a arte? para mim qualquer um de nós podemos fazer,com tanto que façamos com vontade,expressemos nossos sentimentos.



    O que é literatura?

    A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram às vezes origem perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graças à imaginação do artista. São agora fatos de outra natureza, diferentes dos fatos naturais objetivados pela ciência ou pela história ou pelo social.

    Guilherme Berger

    ResponderExcluir
  17. O conceito de arte varia de acordo com a cultura a ser analizada,com o período histórico, ou até mesmo com a pessoa em questão. A arte está sempre presente na história humana e no dia-a-dia. A arte foi um jeito que o homem encontrou para expressar seus sentimentos, emoções,...Há vários tipos de artes, mas as que mais se destacam são:a pintura, a escultura, o desenho, as artes gráficas, a música e a arquitetura.

    Literatura:Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com um conjunto de experiências vividas pelo homem sem que seja preciso vivê-las.
    A Literatura é um instrumento de comunicação, pois transmite os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.


    Camile Hepp

    ResponderExcluir
  18. Arte: é compreendida como a atividade ligada à manifestação de ordem estética por parte do ser humano. Beleza, equilíbrio, harmonia, revolta são valores estéticos da criação humana que resumem as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura, o que também define a arte.
    A plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança são as várias formas pela qual a arte se apresenta. Arte é a representação máxima do momento, o termo história da arte aponta o conjunto das obras de uma época, país ou escola das artes visuais.

    Literatura: Através dela temos contato com um conjunto de experiências vividas pelo homem sem que seja preciso vivê-las.
    A Literatura é um instrumento de comunicação, pois transmite os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

    Silvana Coelho

    ResponderExcluir
  19. O que é arte?

    A arte é uma criação humana com valores estéticos, é uma forma de expressar suas emoções, são exemplos de arte: poesia, cinema, dança, a própria literatura é um exemplo de arte.

    O que é literatura?

    É uma manifestação artística, é uma arte de compor poesias, transmite a cultura de uma comunidade, a imaginação do artista.

    Eduardo Fernandes

    ResponderExcluir
  20. O que é arte?
    A arte é uma forma de expressar seus sentimos, é como se fosse liberdade de pensamento.Digamos que podemos nos manifestar com:desenhos,teatro,imagens... depende da escolha de cada um.
    Ou também depende do dia-dia da pessoa,isso conta muito,pois tem gente que consegue se expressar mais quando se está inspirado, manifesta-se tristezas ou alegrias, vai da imaginação de cada pessoa.

    O que é literatura?

    A literatura, diga-se de passagem que é uma forma de dizer a verdade por meio de fantasias.
    Isso depende da imaginação do artista,depende se ele quer ser mais conotativo o denotativo.
    O artista que escolhe e manipula as palavras com uma significação objetiva.Depende de seu pensamento ou de sua imaginação, mas baseia-se em elementos reais.

    ResponderExcluir
  21. Arte:
    É uma criação humana está nos valores éticos, pode refletir-se pelo pensamento de cada pessoa.
    Onde está incluida na Dança (som);
    Literatura:
    Onde a arte se manifesta na linguegem nas pequenas coisa do mundo.
    Função da Literatura é nos fazer pensar, refletir sobre as coisas e entrar num mundo de fantasias.


    Drieli

    ResponderExcluir
  22. O que é arte?

    Com base na teoria moderna a arte é todo o trabalho criativo, ou seu produto, que se faça consciente ou inconscientemente com intenção estética, isto é, com fim de alcançar belos resultados. Mesmo que caráter de beleza seja subjetivo e varie com os tempos e costumes todo o artista seja ele pintor, escultor, arquiteto ou músico, escritor... certamente investe na possível beleza de sua obra do que na verdade, na elevação ou utilidade que possa ter.

    O que é Literatura?

    São manisfestações verbais, orais ou escritas, de intenção estética produzidas pela humanidade em geral ou por determinada cultura ou sociedade. Por fim a literatura é a expressão do ser humano através das palavras.

    Fabiano Albarelo Zatt

    ResponderExcluir
  23. O que é arte?
    Não existe uma definição certa para a arte, essa definição varia de acordo com a pessoa, a época e as necessidades de cada civilização. A palavra Arte vem do latim 'ARS' e significa técnica e/ou habilidade, e é normalmente entendida como uma manifestação de ordem estética, feita por artistas a partir de suas percepções, idéias e emoções.
    São manifestações artisticas: teatro; fotografia; esculturas; dança; música; desenho; poesia entre outros.

    O que é Literatura?
    Literatura é considerada a arte de compor e estudar escritos artisticos. Segundo alguns escritores, a Literatura é um meio pelo qual temos contato com um conjunto de experiências vividas pelo homem, sem que seja preciso vivê-las. É uma forma de comunicação que transmite conhecimentos, histórias, experiências e culturas diversificadas, onde podemos fazer comparações aos costumes de todos os tempos através de autores mais antigos. As escolas literárias são: trovadorismo; classicismo; barroco; arcadismo; romantismo; realismo/naturalismo; simbolismo; modernismo.

    Renata Righes Reinheimer (:

    ResponderExcluir
  24. Arte é uma maneira criada pelo ser humano para se expressar não através de palavras apenas, mas também, através de pinturas, expressões corporais, a música, arquitetura, cinema, esculturas, teatro, danças e etc.

    Literatura é a obra de um escritor em que ele desfruta de toda sua imaginação embora elabore seus textos, poesias e etc, baseados em fatos reais. É considerada uma manifestação artística. E é diferenciada das demais pela sua forma de expressão, sua matéria-prima, a linguagem.

    Lívia Andrade

    ResponderExcluir
  25. O que é arte ?

    Arte é um sentimento que expressa suas culturas,ideias e emoções e serve também como uma criação humana.

    O que é literatura ?

    É uma manifestação artística como um meio pelo qual temos um contato com conjunto de experiências vividas pelo homem.

    Gilberto Oliveira

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. O que é Arte?

    Arte é o modo que as pessoas usam para expressar seu sentimento, agindo, pintando, mostrando o que esta sentindo e fazendo com que o mundo o veja.
    “O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa.”
    Nós precisamos de arte para decorar o mundo, espelhar o nosso mundo, para ajudar no dia-a-dia, para explicar e descrever o inexplicável.
    Toda a arte vem da imaginação de quem a faz.
    A arte não tem compromisso com a realidade, embora a represente de variadas formas.
    O que é Literatura?

    A vários modos de explicar a literatura:
    Ela nos faz sonhar;
    Provoca nossa reflexão;
    Diverte;
    Constrói nossa identidade;
    Ensina-nos a viver;
    As duas principais características da literatura são:
    -- A literatura é Arte!
    --Denuncia a realidade.
    A literatura pode ser composta de poemas, crônica, romances, conto, fábula, peça de teatro... (Entre outros).

    Aluno: Lucas da Silva Pereira

    ResponderExcluir
  28. O que é arte?
    A arte pode ser percebida ou vista pelo homem de três maneiras: ouvidas, mistas ou visualizadas. A arte apresenta-se sob variadas formas: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. A arte é estética: beleza, revolta, harmonia, equilíbrio.


    O que é literatura?
    Assim como a dança, a pintura e a música. Através dela temos contato com um conjunto de experiências vividas pelo homem sem que seja preciso vivê-las. A Literatura é um instrumento de comunicação, o texto literário nos permite identificar as marcas do momento em que foi escrito.

    Miguel Trevisan Raymundo

    ResponderExcluir
  29. O que é arte? O que é literatura?

    O que é arte?
    A arte é uma criação humana a qual traz junto consigo uma série de emoçoes/sentimentos, histórias, culturas. Ela pode ser apresentada de varias formas, como a música, a escultura, o cinema, a fotografia, o teatro, etc. Atravez da arte o homem pode expressar o que pensa ou sente.

    O que é literatura?
    A literatura é considerada uma forma artistica assim como a musica, a dança, o teatro.. porém ela é expressada atravéz da linguagem.
    ''Através dela temos contato com um conjunto de experiências vividas pelo homem sem que seja preciso vivê-las.''
    Ela pode ser considerada também como um instrumento de comunicação, pois pode tranmitir os conhecimentos e a cultura de uma cominidade.
    A literatura nos permite obter um conhecimento sobre nós mesmos, as mudanças de comportamento do homem com o passar dos séculos e também a refletir sobre nós mesmos.

    'Francine Pivetta Maia :T

    ResponderExcluir
  30. O QUE É ARTE?

    A arte é uma forma de o homem expressar, suas emoções, suas histórias e sua cultura,
    através de valores como a beleza, harmonia e equilíbrio , representada de varias formas
    , na música, na escultura, na pintura, na dança e outras mais.


    O QUE É LITERATURA?

    É um instrumento de comunicação que nos traz cultura e conhecimento, identificando
    o momento em que foi escrito. Os textos nos ajudam a compreender nós mesmos, a mudança
    de comportamento e a reflexão.




    Guilherme Patatt

    ResponderExcluir
  31. O que é arte?
    > Arte é uma forma de expressar os sentimentos, opiniões etc. Existem várias formas de fazer isso: pinturas, danças, esculturas, teatro, música etc

    O que é literatura?
    > É uma arte expressada em forma de texto, nos ajuda a entender a historia antiga atraves de poemas, poesias e textos. Cada época carrega diferentes características como por exemplo e escola barroco. A literatura nos mostra diferentes culturas e sentimentos de acordo com a época e o autor.

    Letícia Da Cás Conegatto

    ResponderExcluir
  32. o que é arte?

    A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas ex: musica,dança,pintura,escultura e etc..

    o que é literatura?

    Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com um conjunto de experiências vividas pelo homem sem que seja preciso vivê-las.

    Antonio Fabris

    ResponderExcluir